Pode ser usada em qualquer lugar, ambientes internos e externos da nossa casa, nossa empresa e que nos ajuda a nos sentirmos alegres e dispostos a enfrentar o trabalho e os acontecimentos do dia a dia.
Seu emprego na arte de fazer jardins há muito é conhecida, usando seus princípios poderemos criar um jardim harmonioso que nos traga bem estar.
Cores, texturas, clima, sol, sombra, silêncio ou barulho, tudo isso influencia nos espaços da morada. Com o Feng Shui podemos corrigir o que nos incomoda.
O Feng Shui oferece múltiplas premissas milenárias para atingir o equilíbrio da energia na casa, e o jardim dela também é parte disso. Pode ser que não dê importância, mas a verdade é que desde o tipo de plantas que você planta no jardim até a localização das mesmas podem influenciar diretamente no seu equilibro energético.
1 - O primeiro que deve considerar para decorar o jardim segundo o Feng Shui é que esta técnica milenária estabelece que o jardim deve ser um lugar onde prevaleça a harmonia. Para conseguir isso é indispensável que o centro do seu jardim não tenha plantas, bancos, árvores ou qualquer outro elemento: o ideal é que esteja totalmente vazio para que a energia circule livremente.
2 - As pedras são elementos muito positivos para decorar o jardim segundo o Feng Shui, já que têm baixa energia e se conectam muito bem com flores, plantas e terra. O ideal é colocar caminhos de pedras para que prevaleça a ordem e o sentido dos elementos e evitar colocá-las à toa ou sem nenhum tipo de utilidade.
3 - As fontes de água são ideais para decorar um jardim segundo o Feng Shui, já que permitem equilibrar o Chi através do elemento da abundância. Isso sim, a água deve estar fluindo constantemente, nunca deve ter água estancada ou suja pois contamina a energia. Para evitar isso, também deverá recolher os restos e folhas de plantas que possam cair na fonte.
4 - Decora seu jardim segundo o Feng Shui com plantas verdes, mas também com muitas plantas florais. Ainda que não acredite, a cor das flores das plantas pode intervir na energia que atrai para sua casa. As flores brancas são perfeitas para atrair pessoas úteis, enquanto as rosas e vermelhas propiciam o romance. As flores azuis ou violetas são usadas para criar ou manter a riqueza da alma.
5 - Na decoração do jardim segundo o Feng Shui existe um aspecto muito importante a considerar: o espaço não deve ter um aspecto quadrado e não devem prevalecer as linhas retas. O ideal é criar jardineiras ou cultivar as plantas de forma que, ao olhar, você perceba ondas ou linhas curvas, que permitam que a energia circule perfeitamente pelo espaço.
6 - As plantas de um jardim decorado segundo o Feng Shui devem ser muito versáteis. Podem ser brilhantes ou opacas, altas ou baixas, mas devem estar colocadas de forma que o jardim pareça diferente em qualquer lugar que olhar. Além disso, você deve ter sempre plantas saudáveis, por isso é recomendável plantar vários tipos que floresçam em diferentes estações para que o jardim tenha vida o ano inteiro.
7 - Se em seu jardim também planta frutas ou legumes usados para cozinhar, é necessário colocar uma horta em uma parte isolada e específica de seu jardim. Para o Feng Shui são dois espaços totalmente diferentes e devem ser mantidos separados.
8 - Se o uso que quer dar ao seu jardim é o de receber os seus convidados, é importante que os móveis usados sejam de madeira. Assim você poderá incorporar este elemento no jardim e manter o equilíbrio do Chi no espaço, conjugando perfeitamente os elemento da terra, água, e fogo.
• Todas as cores têm um tipo de energia e podem ser usadas a favor dos ambientes e/ou da necessidade das pessoas naquele momento:
# Amarelo, vermelho e turquesa aceleram a energia
# Marrons e ferrugens deixam a energia mais vagarosa
# Rosas, corais, verde claro e tons pastel suavizam as energias
# Vermelhos, violetas e dourados atraem a energia
# Castanho, branco e bege neutralizam a energia
# Laranjas e azuis vibrantes estimulam a criatividade
# Roxo e lilás aumentam a espiritualidade
# Rosas e vermelhos estimulam o romance
# Amarelo, vermelho e turquesa aceleram a energia
# Marrons e ferrugens deixam a energia mais vagarosa
# Rosas, corais, verde claro e tons pastel suavizam as energias
# Vermelhos, violetas e dourados atraem a energia
# Castanho, branco e bege neutralizam a energia
# Laranjas e azuis vibrantes estimulam a criatividade
# Roxo e lilás aumentam a espiritualidade
# Rosas e vermelhos estimulam o romance