sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ILUMINAÇÃO - IMPORTÂNCIA DO LUMINOTÉCNICO


Móveis novos, objetos decorativos, tapetes, quadros, obras de arte, papeis de parede e tecidos são tarefas de grande investimento. E se essas etapas não forem pensadas em conjunto com a iluminação, nada disso terá o mesmo valor. 

Hoje a iluminação está muito mais valorizada no mercado, viabilizando inúmeras possibilidades de efeitos, tipos de luminárias, lâmpadas e potências. Para isso temos normas técnicas que estabelece a quantidade de iluminância para cada ambiente de interior e atividade especifico. Com a iluminação artificial podemos alcançar sucessos em outros locais também como fachadas, jardins, piscina, monumentos, museus, galerias, restaurantes etc.

A iluminação tem o poder de transformar ou arrasar com o ambiente, se não for dimensionada com propriedade. A relação entre qualidade e intensidade, seja no espaço residencial ou comercial, é extremamente importante para a funcionalidade, o conforto e, muitas vezes, para o bem estar e a produtividade. Iluminar é como vestir o ambiente e o bom projeto completa o espaço arquitetônico, valorizando e revelando os detalhes que formam o diferencial.

O consumidor que para conseguir a iluminação desejada usa o “olhômetro” como base pode não estar fazendo a melhor opção, pois, um dos fatores que faz com que a orientação profissional seja necessária é que existe um tipo de iluminação adequada a cada função do ambiente, tornando essencial esses projetos de iluminação.

Pouca luz no ambiente pode causar fadiga em algumas pessoas; 
O desperdício de energia por excesso de luz acontece, por exemplo, em um ambiente que só tem uma lâmpada, e de alta potência, com alto fluxo luminoso; porém, se em algumas partes do ambiente fica escuro, não há uma distribuição uniforme da iluminação. Em situações assim, é mais econômico ter mais pontos de luz. 

Desde o tempo das cavernas, o homem procura formas de suprir a falta de luz natural. O fogo foi o primeiro modo de produzir luz e calor. Até o óleo e o gás foram utilizados como combustíveis para fabricar luz. Só no fim do século XIX, surgiram as lâmpadas elétricas incandescentes. A importância da iluminação na vida das pessoas é incontestável. Agora, a forma de encarar esse recurso está mudando: a luz passou a ser um elemento valioso também para a decoração. 

Vejamos alguns exemplos de como o efeito da iluminação muda o ambiente:






quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PAISAGISMO - HORTAS ORGÂNICAS

Já pensou em ter uma horta orgânica dentro de casa?
Seria tudo de bom né? Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom. Bom para a saúde e o bem-estar da família, que irá ingerir alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos, e também para o meio ambiente, que deixará de receber produtos químicos e ter seus recursos naturais, como solo e água, explorados de forma insustentável. 
Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e economiza nas feiras e supermercados.
É preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua horta. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casa e apartamentos, só precisam ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.

Vejamos algumas sugestões para inspirar a sua casa:









terça-feira, 1 de setembro de 2015

INTERIORES - TENDÊNCIAS 2015


Novas ideias e possibilidades também na área de decoração. Algumas tendências de decoração de 2014 permanecem em 2015, e outras são novas, confira algumas delas:

1. Cores: As cores que terão destaque em 2015 são a Marsala (eleita pela Pantone como a cor do ano de 2015), ela está entre a cor vinho e a bordô. E o cinza, que já vinha forte e continuam em 2015, já que devido ao grande número de nuances tem efeito neutro e contrasta com o resto da decoração. Além de ser a cor mais pedida para fachadas de casas. Combinando o Marsala e o cinza fica super sofisticado e moderno!



2. Espelho bronze: as paredes e móveis espelhados continuam sendo tendência em 2015, pois além da beleza estética, eles também são extremamente funcionais já que podem ser facilmente combinados com outros objetos. O destaque para este ano é o espelho bronze, pois além das vantagens do espelho normal (prata), ele oferece aconchego devido a cor escura e também é moderno.

3. Estantes: elas andavam um pouco esquecidas no mundo da decoração devido as TVs novas fininhas que estão sendo colocadas nas paredes e que viabilizam o uso de painéis e racks. No entanto, desde o ano passado tem surgido novas cores e formatos, e deve ser um móvel de bastante destaque em 2015.

4. Quadros encostados na parede: Furar a parede para que? A tendência do momento é muito mais simples, basta encostar o quadro na parede sobre um móvel ou diretamente no piso caso seja bem grande. 

5. Móvel antigo: em mostras de decoração, lojas e casas mais antenadas, você pode observar algum móvel antigo em meio a decoração. Além das releituras disponíveis nas lojas, é possível garimpar em lojas de móveis usados ou até pedir aquele móvel para mãe ou avó. Dentre as opções, a cômoda é a que mais sobressai no momento, pois pode ser utilizada como criado mudo, aparador...


6. Paredes decoradas: além de quadros e papéis de parede, hoje as paredes decoradas estão com tudo! São várias opções de material como madeira, aço corten, entre outros. Aposte na tendência!



segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ARQUITETURA - TENDÊNCIA 2015

A cada ano, novas tendências são lançadas, confira algumas delas neste ano de 2015:

1. Telhado embutido: tendência da arquitetura moderna, o telhado embutido que também é chamado de platibanda, é um muro que emoldura a parte superior do edifício e que tem como função esconder o telhado. Além de ser bonito esteticamente, ele é muito mais econômico do que o telhado tradicional feito de madeira e telhas de cerâmica, por ter uma inclinação menor e também porque utiliza estrutura de ferro e telhas de aço.


2. Vidro: é o material queridinho da vez! A manutenção é fácil, barata e é extremamente funcional. Além de ser sofisticado, leve e moderno. O vidro vem sendo muito usado em ambientes internos e principalmente externos, substituindo as tradicionais paredes de alvenaria.



 3. Ambientes integrados: quanto menos paredes melhor! Os ambientes integrados, principalmente na área social: sala e cozinha, é uma tendência que já existia, mas que vem com muito mais força em 2015


4. Projeto luminotécnico: Até alguns anos atrás era comum um ambiente ter apenas uma iluminação central, no entanto, isso vem mudando, e se você pensa em construir ou reformar em 2015, opte por um projeto luminotécnico. O projeto pode oferecer funcionalidade, economia de energia elétrica e beleza, tanto interno, quanto externo. É também um excelente recurso de valorização e aconchego para sua casa



sábado, 1 de agosto de 2015

DIA DE DICAS: Como arrumar a cama?

Se pararmos para analisar, veremos que passamos um terço da vida na cama, devemos nos preocupar em passá-lo com estilo e conforto.  


"Lençóis de algodão egípcio de 300, 600 e, por que não, de 1000 fios, quatro a seis travesseiros, lindas colchas, mantas e edredons fofos e aconchegantes fazem toda a diferença?" SIM! Fazem sim...rs

Se tivermos um pouco de tempo, capricho e com algumas dicas de como arrumar uma cama pra deixá-la perfeita, teremos um belo conforto típico de hotel!

Não existem REGRAS, cada região vai ter uma forma de se organizar, como um local mais frio podendo usar mais camadas. Lembrando também que com a correria do dia a dia temos que lembrar da praticidade. 

O ideal ao montar seu enxoval ou comprar suas roupas de cama, etc. é tentar escolher cores que combinem entre si, assim fica mais fácil de compor e não precisará comprar tantos itens.
É recomendado ter no mínimo 3 bons jogos de lençóis: Um estaremos usando, um estaremos lavando e o outro estará guardado.
A FAMOSA "CAMA-CEBOLA" 

Vamos aprender a como monta-la!!!
1º ETAPA
Coloque o lençol de baixo, dê preferência ao lençol com elástico, que é mais prático e fica bem esticado na cama. Mas caso usar o modelo sem elástico, sem problemas, é só abrir o lençol de modo que as quedas nas laterais, na cabeceira e nos pés da cama estejam do mesmo tamanho então prenda as sobras do tecido embaixo do colchão e lembre de ir passando a mão na superfície para que fique bem esticado. Depois coloque o lençol de cima, prendendo-o apenas nos pés da cama.
2º ETAPA
A manta (ou o cobertor) pode ser colocada por inteiro na cama ou se preferir dobre pela metade.
3º ETAPA
A colcha deve ser colocada sobre o jogo de cama, virando um pouco a barra, para aparecer o verso, que deve coordenar com o jogo de cama. A manta ou o cobertor, colocado anteriormente, não precisa ficar a mostra, deixando mais espaço para expor a colcha e o edredom. Normalmente usam-se, pelo menos, 4 travesseiros para a cama-cebola: 2 com as fronhas do jogo de cama e 2 com os porta-travesseiros que são conjuntos das colchas.
4º ETAPA
Em seguida, coloque o edredom, com a opção de vestir toda a cama ou a metade, dobrando-o ao meio.
5º ETAPA
Para finalizar, use uma manta decorativa, geralmente posicionada aos pés da cama.

E capriche nos travesseiros! O uso de travesseiros extras e almofadas de vários tamanhos ,com certeza, será um plus para dar aquele toque final.







Divirtam-se e espero que tenham gostado!!!

Bjo bjo bjooooo