Móveis novos, objetos decorativos, tapetes, quadros, obras de arte, papeis de parede e tecidos são tarefas de grande investimento. E se essas etapas não forem pensadas em conjunto com a iluminação, nada disso terá o mesmo valor.
Hoje a iluminação está muito mais valorizada no mercado, viabilizando inúmeras possibilidades de efeitos, tipos de luminárias, lâmpadas e potências. Para isso temos normas técnicas que estabelece a quantidade de iluminância para cada ambiente de interior e atividade especifico. Com a iluminação artificial podemos alcançar sucessos em outros locais também como fachadas, jardins, piscina, monumentos, museus, galerias, restaurantes etc.
A iluminação tem o poder de transformar ou arrasar com o ambiente, se não for dimensionada com propriedade. A relação entre qualidade e intensidade, seja no espaço residencial ou comercial, é extremamente importante para a funcionalidade, o conforto e, muitas vezes, para o bem estar e a produtividade. Iluminar é como vestir o ambiente e o bom projeto completa o espaço arquitetônico, valorizando e revelando os detalhes que formam o diferencial.
O consumidor que para conseguir a iluminação desejada usa o “olhômetro” como base pode não estar fazendo a melhor opção, pois, um dos fatores que faz com que a orientação profissional seja necessária é que existe um tipo de iluminação adequada a cada função do ambiente, tornando essencial esses projetos de iluminação.
Pouca luz no ambiente pode causar fadiga em algumas pessoas;
O desperdício de energia por excesso de luz acontece, por exemplo, em um ambiente que só tem uma lâmpada, e de alta potência, com alto fluxo luminoso; porém, se em algumas partes do ambiente fica escuro, não há uma distribuição uniforme da iluminação. Em situações assim, é mais econômico ter mais pontos de luz.
Desde o tempo das cavernas, o homem procura formas de suprir a falta de luz natural. O fogo foi o primeiro modo de produzir luz e calor. Até o óleo e o gás foram utilizados como combustíveis para fabricar luz. Só no fim do século XIX, surgiram as lâmpadas elétricas incandescentes. A importância da iluminação na vida das pessoas é incontestável. Agora, a forma de encarar esse recurso está mudando: a luz passou a ser um elemento valioso também para a decoração.
Vejamos alguns exemplos de como o efeito da iluminação muda o ambiente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário