Essa decisão vai muito além do gosto pessoal, pois vários outros fatores precisam ser levados em conta quando se planeja construir, como o investimento financeiro, o ganho de espaço e o contexto das pessoas que irão morar no local.
Veja algumas dicas sobre isso:
Casa térrea
Geralmente é mais econômico construir uma casa térrea visto que não há necessidade de fazer uma estrutura muito robusta, isto economiza na mão de obra, no material de construção e também no projeto.
Pelo fato de ter um único piso ela é vista como melhor para muitas famílias como aquelas que têm pessoas idosas, este foi um dois motivos que a minha esposa não quis se quer pensar na ideia de sobrado, já que ela entende corretamente que apesar de estarmos jovens hoje, um dia ficaremos velhos.
Assim como qualquer mudança de móveis, limpeza e manutenção do ambiente podem ser feitas com muito mais facilidade.
Contudo, é preciso avaliar cada caso em específico, afinal pode-se economizar por um lado, mas poderá precisar de mais dinheiro na aquisição do terreno e na construção do telhado, que terão de ser maiores.
Por isso, a limitação do aproveitamento de espaço na construção desse tipo de moradia é sua principal desvantagem. Enquanto o sobrado aumenta verticalmente, a casa térrea só pode aumentar horizontalmente e, por esse motivo, precisa de um terreno bem maior para oferecer a mesma área útil que seria disponibilizada em um sobrado.
Sobrado
A construção de um sobrado é útil quando há necessidade de construir uma casa muito grande e nem sempre o espaço do terreno permite isso, nesses casos fazer um segundo piso duplica a o espaço disponível tornando possível a construção de casas grandes em espaços relativamente pequenos.
Além disso, a divisão da residência em dois andares permite que você separe mais facilmente a área privada familiar do espaço para visitas, o que é mais complicado de ocorrer em uma casa térrea.
Outro fator muito usado é meramente estético. Com o sobrado é possível fazer belas construções explorando as boas ideias dos profissionais de arquitetura. Antigamente os sobrados eram quadradões e mais pareciam um bloco, mas encontramos belas construções de dois ou mais pisos.
No entanto, isso envolve um investimento financeiro mais elevado, o que já será necessário para edificar a fundação e os fortes alicerces desse tipo de moradia.
Com relação ao interior da habitação, o sobrado tem a desvantagem das escadas, que dificultam o dia a dia de idosos, crianças e/ou pessoas portadoras de necessidades especiais. Por outro lado, o fato de esta edificação ser mais alta e estreita, usualmente faz com que ela seja mais ventilada e forneça, na maioria das vezes, uma vista mais favorecida da região.
Para finalizar existe a questão financeira onde a construção de um sobrado geralmente é bem mais alta, já que o projeto é diferenciado, a mão de obra acaba ficando mais cara, as fundações, colunas, lajes e outras estruturas também recebem tratamento diferenciado, entre outros aspectos.
Como você pode ver, tanto o sobrado quanto a casa térrea têm vantagens e desvantagens. Por isso, considere as necessidades e preferências de quem viverá com você, bem como seus planos de vida. Com essas informações, você poderá avaliar a melhor opção para o seu contexto e fazer a escolha certa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário