quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ILUMINAÇÃO - Direta x Indireta, entenda as diferenças

Cada vez mais as pessoas estão atentas às sensações que a luz artificial pode dar. 
Ao escolher o tipo de iluminação, é necessário levar em consideração alguns fatores: as dimensões do ambiente, sua funcionalidade, as cores que devem predominar, etc.

Ambientes tornam-se mais valorizados e funcionais quando se explora a iluminação por completo. Um dos conceitos básicos em iluminação é o tipo de luz que a luminária produz, entenda as diferenças entre iluminação direta e indireta :

Iluminação direta

A iluminação direta, como o nome diz, incide luz diretamente sobre uma superfície. O ideal é usar quando você precisa de um reforço para atividades que precisam de mais concentração e visibilidade.

Alguns exemplos onde pode usar é na cabeceira da cama, para uma leitura; na mesa do escritório ou na bancada onde prepara o jantar na cozinha. Pode usar em spots, pendentes, luminárias de mesa, abajures de mesa ou chão.

Evite utilizar a luz direta sobre superfícies brilhantes, como espelhos, vidros, mármores e vernizes.

A luz direta é também muito usada como luz de destaque para chamar a atenção a peças de decoração, como quadros, esculturas, etc.

A escolha da tecnologia pode fazer diferença, pois incandescentes, halógenas, dicroicas e eletrônicas podem danificar o objeto iluminado. O LED tem vantagem, pois não esquenta o ambiente e não emite raios infravermelhos e ultravioletas, logo não altera a cor dos objetos.


Iluminação indireta

A iluminação indireta é aquela em que a luz incide em uma superfície para ser refletida e atingir o ponto a ser iluminado. Clareia o ambiente de forma suave e homogênea, deixando o ambiente mais aconchegante.

É comum usar uma combinação de várias luminárias (arandelas, abajures, colunas, sancas) com focos discretos que não criam sombras marcantes. Normalmente, elas emitem a luz pra cima, a fim de evitar sombras e ofuscamento. Arandelas e spots posicionados no gesso são opções para obter esse tipo de efeito e trazer um ar intimista ao ambiente.

Usar somente luz indireta pode deixar o ambiente escuro, portanto, a combinação de luminárias é imprescindível para evitar desconforto visual e deixar o ambiente funcional.

A variedade de modelos de halógenas torna-as as mais usadas para iluminação indireta, porém deve ser planejada para que não aqueça forros e luminárias. A tecnologia LED já proporciona uma ampla gama de produtos com luz de qualidade, alta duração e versatilidade.


O segredo para um bom Projeto de iluminação é termos a harmonia na integração de ambos efeitos, a luz direta e indireta. Conciliar ambos proporciona uma atmosfera agradável, cada uma com sua finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário