Um charme para todos os ambientes. Os modelos são diversificados: clássico, no estilo chinês de porcelana com pinturas, com um designer moderno, com coluna ou um misto do clássico com a modernidade do aço cromado e dos pendentes.
A história do “Abajur“ começa no século XVI no centro de Paris, em cujas ruas ocorreu sua primeira aparição pública. Oriundo do francês abat-jour, que significa “abaixar a luz” ou “quebra-luz” é o objeto que resguarda a luz e que lhe atenua a intensidade. Suas formas mais comuns são cônicas e cilíndricas, feitas de uma grande variedade de materiais.
Sozinho ou em pares, o abajur é uma peça-chave no décor de qualquer ambiente. Como o próprio nome – de origem francesa – denuncia, abat-jour é uma espécie de refletor que rebate a luz de uma lâmpada, trazendo luminosidade indireta e proporcionando um clima aconchegante a qualquer ambiente.
Seja para criar um ambiente de leitura e trabalho ou apenas para compor a decoração de um espaço – sobre mesas de canto, aparadores e escrivaninhas –, seu valor decorativo é uma unanimidade.
Basta apagar a iluminação geral e acender esse tipo de luminária para o clima da casa ficar muito mais acolhedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário